AGENDA DO COLEGIADO DE GEOGRAFIA PARA MATRICULA
LICENCIATURA E BACHARELADO

AGENDA E ORIENTAÇÕES QUE ANTECEDEM O SEMESTRE 2025.1

Colegiado dos cursos de graduação em Geografia da UFBA

 

 

DATA

ASSUNTO

ORIENTAÇÕES

06/02 a 21/02

Notas finais do semestre 2024.2

Data limite para os professores incluírem as notas finais no sistema SIAC. Todos(as) os(as) estudantes devem AGUARDAR.

 

Se após essa data a sua nota não estiver no sistema, entre em contato DIRETAMENTE com o(a) professor(a).

 

O Colegiado não tem esse tipo de informação.

 

FORMATURA - Estudantes que completaram a grade curricular e são formandos 2024.2

No dia 10/02/2024, após a finalização da digitação das notas, o Colegiado enviará um e-mail para os formandos (licenciatura e bacharelado) tratando da formatura e dando maiores orientações.

 AGUARDE.

 

Neste mesmo e-mail, exclusivamente para os(as) estudantes do diurno, perguntaremos se querem solicitar a mudança de habilitação (licenciatura para o bacharelado e vice-versa). É nesse momento que o(a) aluno(a) informa se irá querer nova habilitação, FAVOR AGUARDAR. DATA ATÉ 14/02/2025

 

O curso noturno não tem habilitação em bacharelado. Por isso, os(as) alunos(as) interessados(as) devem reingressar no curso diurno através de um novo ENEM ou no processo de Vagas Residuais. Para maiores informações acesse http://www.vagasresiduais.ufba.br/.

 

A formatura PRESENCIAL sem solenidade está agendada para o dia 07/05/2025 às 15:00 horas

A formatura PRESENCIAL com solenidade ainda será confirmada

 

No e-mail daremos todas as informações, favor aguardar

06/03

Sobre as disciplinas que serão oferecidas na matrícula web.

Neste dia o STI divulgará através do acesso ao SIAC, o GUIA DE OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES NA WEB para o semestre de 2025.1 – Somente nesta data será divulgado a versão final e atualizada.

 

A intenção é que os(as) estudantes se organizem previamente para a matrícula web! Analisem a oferta de componentes, sua necessidade para integralização da grade curricular e sua disponibilidade

Lembrando que a oferta do componente, ou não, bem como o horário e o professor é uma decisão dos respectivos Departamentos, não é da alçada do Colegiado.

 

Além disso, neste guia o estudante irá visualizar os componentes ofertados para o seu turno, os quais estarão disponíveis na matrícula web.

 

Cabe ressaltar que as disciplinas abaixo NÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS NA MATRÍCULA WEB. A matrícula será feita exclusivamente através do Colegiado (observe as orientações descritas abaixo)

 

TODOS OS COMPONENTES DE ESTÁGIO PARA A LICENCIATURA

TODOS OS COMPONENTES ESPECÍFICOS DO BACHARELADO, INCLUINDO ORIENTAÇÃO E TCC

07 a 10 de MARÇO de 2025

Matrícula Web

Todos(as) os(as) estudantes (exceto ingressantes 2025.1 e alunos(as) com nova habilitação) devem entrar no SIAC e fazer sua matrícula web.

 

Os ingressantes do SISU com entrada em 2025.1 NÃO FARÃO MATRÍCULA WEB. A matrícula de vocês é feita pela SUPAC de forma automática. Acompanhe as orientações da PROGRAD

 

Os ingressantes 2025.1 que estão ingressando através de Portador de Diploma ou Transferência interna. NÃO FARÃO MATRÍCULA WEB. A matrícula de vocês é feita pelo Colegiado. Veja as orientações abaixo.

 

Os formandos do diurno que solicitarem nova habilitação não conseguirão fazer a matrícula web, pois ainda não terão a nova matrícula. Devem fazer sua solicitação no período abaixo especificado.

 

12/03

Resultado da matrícula web

Divulgação do resultado da matrícula web no SIAC, pelo STI.

 

O(A) estudante deve verificar esse resultado através do SIAC. APÓS AS 17H

 

13 e 14/03

Solicitação de matrícula nas disciplinas de Estágio

 

exclusivamente via FORMULÁRIO ONLINE

 

 

 

 

As disciplinas de Estágio possuem uma demanda extremamente elevada, mas o número de vagas, oferecidas pelo Departamento de Educação, é sempre reduzido.

 

SOMENTE A PARTIR DO DIA 13/03/2025, os(as) alunos(as) interessados(as) deverão responder o seguinte formuláriohttps://docs.google.com/forms/d/1kZlIPg5pa8_hek8JAlQ60wHAUoUBVnUpkw2i8LcMUtQ/edit SÓ SERÁ ABERTO EM 13/03/2025

 

Como no semestre passado, o Colegiado irá matricular, especificamente nas disciplinas de Estágio, respeitando, na ordem, os seguintes critérios de escalonamento:

 

1° Já ter cumprido o respectivo pré-requisito (se houver).

2° Já ter cumprido as disciplinas EDCA11 e EDCA12.

3° Não ter trancado ou abandonado, no último semestre, a disciplina solicitada.

4° Pela ordem daqueles que faltam menos disciplinas para concluir o curso (ou seja, que estão mais próximos de concluir o curso) – incluindo a carga horária de disciplinas optativas.

5° Estar devidamente semestralizado (ou seja, seguindo corretamente a grade curricular); com exceção para os(as) alunos(as) que estavam semestralizados no semestre anterior, mas não conseguiram se matricular na disciplina.

6° Pela ordem do Coeficiente de Rendimento (CR).

 

Até o dia 18/03 os(as) alunos(as) que solicitaram a matrícula nessas disciplinas receberão, por e-mail, a lista final com a ordem de colocação de todos os solicitantes. Nessa lista aparecerá o número da matrícula ao invés do nome do(a) estudante. A partir desse resultado é que serão efetivadas as matrículas.

 

Serão matriculados, de acordo com as vagas disponíveis, os(as) alunos(as) respeitando a ordem desta lista.

 

13 e 14/03

Solicitação de matrícula nos componentes do Bacharelado: Metodologia da Pesquisa, SIG, Planejamento Urbano e Regional. EXCLUSIVAMENTE para estudantes do BACHARELADO

 

exclusivamente via FORMULÁRIO ONLINE

 

SOMENTE A PARTIR DO DIA 13/03/2025, os(as) alunos(as) interessados(as) deverão responder o seguinte formuláriohttps://docs.google.com/forms/d/13j2yzuXllG-bXD2yyENZLU9QKLdJRGuXr7lDpAgmLiA/edit   SÓ SERÁ ABERTO EM 13/03/2025

 

Esses componentes são oferecidos primeiramente para estudantes do Bacharelado (pois são disciplinas específicas do curso de Bacharelado) e não estarão liberadas para a matrícula web.

 

Nestes dois dias, exclusivamente estudantes do Bacharelado poderá solicitar a matrícula preenchendo o formulário

 

Caso haja sobra de vagas elas serão disponibilizadas e preenchidas no período do ajuste, seguindo as regras da Fila Virtual.

13 e 14/03

Solicitação de matrícula nas disciplinas Orientação e TCC

 

exclusivamente via e-mail

Esse assunto é EXCLUSIVAMENTE para os(as) estudantes do curso de bacharelado.

 

As disciplinas GEOC06 - Orientação da pesquisa e GEOC07 – TCC, não estarão liberadas para a matrícula web.

 

Nestes dois dias, o(a) estudante interessado(a) em se matricular deve enviar um e-mail ao Colegiado solicitando a matrícula e deve colocar no Assunto do e-mail: MATRÍCULA EM ORIENTAÇÃO OU TCC.

 

Cabe ressaltar que o(a) estudante deve primeiro entrar em contato com um orientador(a) e solicitar que ele(a) encaminhe um e-mail para o Colegiado autorizando sua matrícula. Após o e-mail do(a) estudante e a autorização do professor(a), o Colegiado procederá com a matrícula.

 

Atenção: a matrícula em Orientação e TCC deverá ser solicitada EXCLUSIVAMENTE neste período. O(A) estudante deve enviar o e-mail e AGUARDAR.

 

13 e 14/03

Solicitação de matrícula de alunos(as) com nova habilitação 

 

exclusivamente via e-mail

Esse assunto é EXCLUSIVAMENTE para os(as) estudantes que finalizaram um curso em 2024.2 e solicitaram nova habilitação em licenciatura ou bacharelado.

 

Os(as) alunos(as) com nova habilitação não conseguirão fazer a matrícula web, deverão fazer a solicitação enviando um e-mail ao Colegiado solicitando a matrícula e indicando os componentes e turmas de interesse, deve colocar no Assunto do e-mail: MATRÍCULA DE 2° HABILITAÇÃO.

 

Atenção: a matrícula de 2° habilitação deverá ser solicitada EXCLUSIVAMENTE neste período. O(A) estudante deve enviar o e-mail e AGUARDAR.

 

13 e 14/03

 

Estudantes que não se matricularam na web 

 

exclusivamente via e-mail

Esse assunto é EXCLUSIVAMENTE para os(as) estudantes que excepcionalmente, e por motivo comprovado, não tenha feito a matrícula web. QUEM NÃO FAZ MATRÍCULA WEB NÃO PODE PARTICIPAR DO AJUSTE

 

Os(as) alunos(as) sem matrícula web deverão enviar um e-mail ao Colegiado informando tal situação, deve colocar no Assunto do e-mail: ESTOU SEM MATRÍCULA WEB.

 

Atenção: O(A) estudante deve enviar o e-mail e AGUARDAR orientações do Colegiado.

 

A Definir

Matrícula dos INGRESSANTES de 2025.1 que ingressaram através de Portador de Diploma ou Transferência interna ou estudantes em mobilidade

O Colegiado irá fazer a matrícula desses estudantes, preferencialmente nos componentes do primeiro semestre.

 

Não é necessário que o estudante solicite. Basta aguardar e acompanhar através do SIAC.

 

Qualquer dúvida entre em contato com o Colegiado, através do e-mail.

 

 

19 e 20/03

Período de Ajuste da matrícula (incluindo lixão), exclusivamente via e-mail

O(A) estudante que precisar ajustar a matrícula deverá enviar um e-mail a partir das 0:00 do dia 19/03 até 23:59 do dia 20/03/2025.

 

Da mesma forma que nos últimos semestre, o ajuste será COMPLETAMENTE VIRTUAL e atendido pela ordem de chegada do e-mail na Fila virtual de atendimento, se houver vaga na disciplina.

 

O que pode ser solicitado neste ajuste:

 

1 – Solicitação de inclusão de componentes que não tenha conseguido se matricular via web. Inclusive os(as) alunos(as) que irão se formar no final do semestre de 2025.1.

 

2 – Exclusão de componentes matriculados na web.

 

Atenção: o Colegiado tem a listagem dos prováveis concluintes do semestre de 2025.1, obtida a partir do sistema SIAC e de relação enviada pela PROGRAD. Esses(as) estudantes devem se matricular normalmente na web nos componentes que faltam para sua integralização curricular. Caso não consiga alguma determinada disciplina obrigatória para sua integralização curricular, deve solicitá-la neste período de ajuste. Todos os casos serão analisados pelo Colegiado.

21/03

Trabalho interno do Colegiado

O Colegiado não receberá novas solicitações de ajuste de matrícula.

 

O Colegiado estará trabalhando internamente, organizando todas as demandas de ajuste enviadas entre os dias 19 e 20/03 e fazendo as solicitações aos respectivos Departamentos.

 

Em função da elevada demanda de trabalho durante esse período, o Colegiado não responderá os e-mails de solicitação de ajuste. Os(as) alunos(as) devem aguardar o fim do período do ajuste para confirmar o atendimento da sua solicitação.

 

21/03

Resultado do Ajuste

Os(As) estudantes deverão consultar sistematicamente o SIAC e verificar se sua solicitação foi atendida.

 

O prazo para atendimento das solicitações é até o final do dia 21/03. Todos(as) os(as) estudantes devem AGUARDAR o final desse prazo.

 

Todas as solicitações que tiverem vagas serão atendidas, respeitando a ordem da FILA VIRTUAL DE ATENDIMENTO do envio dos e-mails no período do ajuste (igualmente ao semestre passado).

 

Se após esse prazo sua solicitação não for atendida é porque não houve vaga na disciplina solicitada. Lembrando que quem define o número de vagas é o respectivo Departamento juntamente com o professor; ao Colegiado só cabe fazer a solicitação e a matrícula se houver vaga.

 

Todo o período de ajuste se encerra no final do dia 21/03/2024.

24/03/2025

Início das aulas

 

Início do semestre 2025.1 que se finaliza em 26/07/2025.

 

Até 31/05

Enade Prova Prática

Preenchimento do Questionário do Estudante (QUEM ESTIVER MATRICULADO/A EM ESTÁGIO IV)

Até 3 julho

Enade Prova Prática

Preenchimento do Questionário AP do Estudante (QUEM ESTIVER MATRICULADO/A EM ESTÁGIO IV)

 

 

 

 

 

Prezados(as) estudantes.

 

Estamos finalizando o semestre 24.2 e iniciando os preparativos para 25.1

 

2025 será um ano de muitas mudanças. Desde já pedimos calma, paciência, tranquilidade e atenção. A partir de abril teremos várias reuniões com vocês para explicar as mudanças e tirar dúvidas. Aguardem.

 

NÓS JÁ ESTAMOS EM PROCESSO DE MIGRAÇÃO PARA O NOVO PPC. MANTIVEMOS AS MESMAS VAGAS, MAS AGORA TEMOS 2 ENTRADAS. EM 25.1 TEREMOS ENTRADA APENAS NO DIURNO E EM 25.2 APENAS NO NOTURNO. ISSO RESULTOU EM MUDANÇAS NA OFERTA DOS COMPONENTES. A PARTIR DE 2025.1, OS COMPONENTES SERÃO OFERTADOS DUAS VEZES AO ANO, UMA VEZ NO DIURNO E OUTRA NO NOTURNO.

 

 

A PARTIR DE 2025.1 TEREMOS O SEGUINTE PLANEJAMENTO DA OFERTA DOS COMPONENTES PARA FACILITAR O ACOMPANHAMENTO DO CURSO E EVITAR  SURPRESAS QUANTO A OFERTA DE COMPONENTES POR TURNO E SEMESTRE

 

Turno

1o semestre letivo

2o semestre letivo

DIURNO

Componentes dos semestres: 1, 3, 5 e 7

Componentes dos semestres: 2, 4, 6 e 8

NOTURNO

Componentes dos semestres: 2, 4, 6 e 8

Componentes dos semestres: 1, 3, 5, 7 e 9

Durante 2025, em função dos ajustes na grade poderemos ofertar algum componente fora desse modelo

 

 

EM FUNÇÃO DA MUDANÇA DO PPC E DA IMPLEMENTAÇÃO DO SIGAA, INDICAMOS QUE ESTUDANTES FAÇAM MATRICULAS NOS COMPONENTES QUE FALTAM DE SEMESTRES ANTERIORES, OPTATIVOS E LIVRES (QUALQUER COMPONENTE DA UFBA PODE SER USADO COMO COMPONENTE LIVRE QUE TEM CARÁTER OPTATIVO)



TODOS OS COMPONENTES CURSADOS SERÃO APROVEITADOS NO NOVO PPC. NINGUÉM SERÁ PREJUDICADO.

 

 

Seguindo nossa tradição, encaminhamos a agenda de procedimentos para que vocês se organizem. TODAS AS INFORMAÇÕES TAMBÉM ESTARÃo NO SITE DO CURSOwww.geografia.ufba.br

 

PARA QUEM FOR FAZER O ENADE SALVAR O SITE = https://enade.inep.gov.br/ vocês precisam acessar o site, fazer o cadastro, preencher o questionário e acompanhar todo o processo.

 

Dia 07/03, inicia-se a matrícula web!!!!

 

TODOS(AS) ESTUDANTES DEVEM FAZER SUA MATRÍCULA PELO SIAC-WEB no período de 07 a 10/03 conforme orientações já enviadas pela SUPAC. Sempre consultem o site da SUPAC - www.supac.ufba.br/calendario-academico-0

 

 

EXCETO:

 

OS INGRESSANTES  - estes terão sua matrícula realizadas automaticamente pela SUPAC - Aguardem!!!

 

TRANSFERÊNCIA INTERNA OU PORTADOR DE DIPLOMA, esses estudantes devem seguir as orientações da Agenda do Colegiado abaixo e no anexo.

 

 - ESTUDANTES QUE IRÃO SE FORMAR EM OUTUBRO E PEDIRAM SEGUNDA HABILITAÇÃO, esses estudantes devem seguir as orientações da Agenda do Colegiado abaixo e no anexo.

 

Em anexo vocês encontram as guias de matrícula com os componentes e horários do semestre 2025.1. NÃO PRECISA ESCREVER PARA O COLEGIADO PARA PERGUNTAR SOBRE COMPONENTES QUE NÃO ESTÃO NAS GUIAS. Se um componente não aparece nos guias de matrícula em anexo, significa que o componente NÃO está sendo oferecido nesse semestre pelo Departamento responsável.

 

Se o componente ofertado não aparece para você na WEB é porque o componente está bloqueado (vagas para ingressantes, específica do Bacharelado ou estágios da Licenciatura) ou é de outro turno diferente ao seuSe você quiser se matricular em um componente que está sendo ofertado no semestre e não aparece na WEB você deverá fazer a solicitação de acordo com a agenda abaixoSolicitações fora do prazo específico não serão consideradas

 

Lembrando que a decisão final sobre a oferta do componente, ou não, bem como o horário e o professor é uma decisão dos respectivos Departamentos, não é da alçada do Colegiado.

 

Contudo, seguem alguns lembretes:

 

1 - O resultado da matrícula web será divulgado no dia 12/03 APÓS AS 17H PELA SUPACÉ sempre importante ressaltar que nem toda a solicitação da matrícula web é atendida, isso depende do número de vagas X a demanda. O(A) estudante deve verificar esse resultado através do SIAC.

 

 

2 - Nos dias 19 e 20/03 teremos o período do ajuste, onde os(as) estudantes poderão solicitar componentes que não conseguirem na web. O ajuste, será totalmente remoto (como nos semestres anteriores), por ordem da FILA VIRTUAL, e o Colegiado fará todas as matrículas onde houver vaga. As orientações estão na agenda abaixo e anexo.

 

 

3 - Cabe ressaltar que as disciplinas abaixo NÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS NA MATRÍCULA WEB. A matrícula será feita exclusivamente através do Colegiado (observe as orientações da Agenda)

 

EDCH84 -Estágio I

EDCH85 – Estágio II

EDCH86 – Estágio III

EDCH86 – Estágio IV

GEOC06 - Orientação da pesquisa

GEOC07 – TCC

GEO223 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

GEOC02 - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

GEOC03 - METODOLOGIA DA PESQUISA GEOGRÁFICA

GEOC04 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

 

 

4 - Demais informações estão descritas na Agenda abaixo. Pedimos a leitura atenta, pois temos certeza de que a grande maioria das suas dúvidas estarão respondidas na parte de Orientações. Anotem, as datas importantes para não perderem os prazos!!! Atenderemos as demandas e as solicitações respeitando as datas desta Agenda, que segue a Agenda Acadêmica estipulada pela SUPAC/PROGRAD.

 

 

 

 
Calendário Acadêmico UFBA