AGENDA E ORIENTAÇÕES QUE ANTECEDEM O SEMESTRE 2024.2 TODOS OS PROCEDIMENTO QUE ENVOLVEM O COLEGIADO SÃO REALIZADOS DIGITALMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES DA AGENDA SÃO ENVIADAS PREVIAMENTE PELO COLEGIADO PARA O EMAIL CADASTRADO DE TODOS ESTUDANTES. É IMPORTANTE MANTER SEU EMAIL ATUALIZADO E LER COM ATENÇÃO AS MENSAGENS ENCAMINHADAS PELO COLEGIADO. CASO NÃO ESTEJA RECEBENDO OS EMAILS DO COLEGIADO, CONSULTE A PASTA DE SPAM OU ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA REGULARIZAR SEU ENDEREÇO DE EMAIL. SEMPRE QUE ENVIAR UM EMAIL AO COLEGIADO SOLICITANDO MATRICULA EM COMPONENTES OU PARA OUTRAS INFORMAÇÕES INDIQUE: NOME COMPLETO E NÚMERO DE MATRÍCULA
10/09 GUIA DE OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES NA WEB Neste dia o STI divulgará através do acesso ao SIAC, o GUIA DE OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES NA WEB para o semestre de 2024.2 – Somente nesta data será divulgado a versão final e atualizada. A intenção é que os(as) estudantes se organizem previamente para a matrícula web! Analisem a oferta de componentes, sua necessidade para integralização da grade curricular e sua disponibilidade. Lembrando que a oferta do componente, ou não, bem como o horário e o professor é uma decisão dos respectivos Departamentos, não é da alçada do Colegiado. Além disso, neste guia o estudante irá visualizar os componentes ofertados para o seu turno, os quais estarão disponíveis na matrícula web. Cabe ressaltar que as disciplinas abaixo NÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS NA MATRÍCULA WEB. A matrícula será feita exclusivamente através do Colegiado (observe as orientações descritas abaixo) EDCH84 -Estágio I EDCH85 – Estágio II EDCH86 – Estágio III EDCH86 – Estágio IV GEOC06 - Orientação da pesquisa GEOC07 – TCC GEOC05 -Prática de Campo e Mapeamento
11 a 15 de setembro MATRÍCULA WEB Todos(as) os(as) estudantes (exceto calouros 2024.2 e alunos(as) com nova habilitação) devem entrar no SIAC e fazer sua matrícula web. 17/09 Resultado da matrícula web Divulgação do resultado da matrícula web no SIAC, pelo STI. O(A) estudante deve verificar esse resultado através do SIAC. APÓS AS 17H
18 e 19/09 Solicitação de matrícula nas disciplinas de Estágio Exclusivamente via FORMULÁRIO ONLINE As disciplinas de Estágio possuem uma demanda extremamente elevada, mas o número de vagas, oferecidas pelo Departamento de Educação, é sempre reduzido. Por isso, os(as) alunos(as) interessados(as) deverão responder o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScETMCd_rmP9jftB0c55coiVSo60YVHL8zPMMJVlgj4mkXS2w/viewform?usp=sf_link Como no semestre passado, o Colegiado irá matricular, especificamente nas disciplinas de Estágio, respeitando, na ordem, os seguintes critérios de escalonamento: 1° Já ter cumprido o respectivo pré-requisito (se houver). 2° Já ter cumprido as disciplinas EDCA11 e EDCA12. 3° Não ter trancado ou abandonado, no último semestre, a disciplina solicitada. 4° Pela ordem daqueles que faltam menos disciplinas para concluir o curso (ou seja, que estão mais próximos de concluir o curso) – incluindo a carga horária de disciplinas optativas. 5° Estar devidamente semestralizado (ou seja, seguindo corretamente a grade curricular); com exceção para os(as) alunos(as) que estavam semestralizados no semestre anterior, mas não conseguiram se matricular na disciplina. 6° Pela ordem do Coeficiente de Rendimento (CR). Até o dia 24/09 os(as) alunos(as) que solicitaram a matrícula nessas disciplinas receberão, por e-mail, a lista final com a ordem de colocação de todos os solicitantes. Nessa lista aparecerá o número da matrícula ao invés do nome do(a) estudante. A partir desse resultado é que serão efetivadas as matrículas. Serão matriculados, de acordo com as vagas disponíveis, os(as) alunos(as) respeitando a ordem desta lista. 18 e 19/09 Solicitação de matrícula na disciplina GEOC05 -Prática de Campo e Mapeamento EXCLUSIVAMENTE para estudantes do BACHARELADO Exclusivamente via e-mail Essa disciplina é oferecida primeiramente para os alunos do Bacharelado (pois são disciplinas específicas do curso de Bacharelado) e não estarão liberadas para a matrícula web. Nestes dois dias, exclusivamente o estudante do Bacharelado poderá solicitar a matrícula enviando um e-mail ao Colegiado e colocando no Assunto do e-mail: MATRÍCULA EM GEOCxx 18 e 19/09 Solicitação de matrícula nas disciplinas Orientação e TCC Exclusivamente via e-mail Esse assunto é EXCLUSIVAMENTE para os(as) estudantes do curso de bacharelado. As disciplinas GEOC06 - Orientação da pesquisa e GEOC07 – TCC, não estarão liberadas para a matrícula web. Nestes dois dias, o(a) estudante interessado(a) em se matricular deve enviar um e-mail ao Colegiado solicitando a matrícula e deve colocar no Assunto do e-mail: MATRÍCULA EM ORIENTAÇÃO OU TCC. Cabe ressaltar que o(a) estudante deve primeiro entrar em contato com um orientador(a) e solicitar que ele(a) encaminhe um e-mail para o Colegiado autorizando sua matrícula. Após o e-mail do(a) estudante e a autorização do professor(a), o Colegiado procederá com a matrícula. Atenção: a matrícula em Orientação e TCC deverá ser solicitada EXCLUSIVAMENTE neste período. O(A) estudante deve enviar o e-mail e AGUARDAR. 18 e 19/09 Solicitação de matrícula de alunos(as) com nova habilitação Exclusivamente via e-mail Esse assunto é EXCLUSIVAMENTE para os(as) estudantes que finalizaram um curso em 2024.1 e solicitaram nova habilitação em licenciatura ou bacharelado. Os(as) alunos(as) com nova habilitação não conseguirão fazer a matrícula web, deverão fazer a solicitação enviando um e-mail ao Colegiado solicitando a matrícula e indicando os componentes e turmas de interesse, deve colocar no Assunto do e-mail: MATRÍCULA DE 2° HABILITAÇÃO. Atenção: a matrícula de 2° habilitação deverá ser solicitada EXCLUSIVAMENTE neste período. O(A) estudante deve enviar o e-mail e AGUARDAR.
18 e 19/09 Estudantes que não se matricularam na web Exclusivamente via e-mail Esse assunto é EXCLUSIVAMENTE para os(as) estudantes que excepcionalmente, e por motivo comprovado, não tenha feito a matrícula web. Os(as) alunos(as) sem matrícula web deverão enviar um e-mail ao Colegiado informando tal situação, deve colocar no Assunto do e-mail: ESTOU SEM MATRÍCULA WEB. Atenção: O(A) estudante deve enviar o e-mail e AGUARDAR orientações do Colegiado. 25 e 26/09 AJUSTE Exclusivamente via e-mail O(A) estudante que precisar ajustar a matrícula deverá enviar um e-mail a partir das 0:00 do dia 25/09 até 23:59 do dia 26/09/2024. Da mesma forma que nos últimos semestre, o ajuste será COMPLETAMENTE VIRTUAL e atendido pela ordem de chegada do e-mail na Fila virtual de atendimento, se houver vaga na disciplina. O que pode ser solicitado neste ajuste: 1 – Solicitação de inclusão de componentes que não tenha conseguido se matricular via web. Inclusive os(as) alunos(as) que irão se formar no final do semestre de 2024.2. 2 – Exclusão de componentes matriculados na web. Atenção: o Colegiado tem a listagem dos prováveis concluintes do semestre de 2024.2, obtida a partir do sistema SIAC e de relação enviada pela PROGRAD. Esses(as) estudantes devem se matricular normalmente na web nos componentes que faltam para sua integralização curricular. Caso não consiga alguma determinada disciplina obrigatória para sua integralização curricular, deve solicitá-la neste período de ajuste. Todos os casos serão analisados pelo Colegiado. No mais, esse(a) aluno(a) deve cursar com aprovação as disciplinas no semestre 2024.2 e aguardar o mês de FEVEREIRO/2025 onde serão dadas maiores orientações.
30/09 Resultado do Ajuste Os(As) estudantes deverão consultar sistematicamente o SIAC e verificar se sua solicitação foi atendida. O prazo para atendimento das solicitações é até o final do dia 30/09. Todos(as) os(as) estudantes devem AGUARDAR o final desse prazo. Todas as solicitações que tiverem vagas serão atendidas, respeitando a ordem da FILA VIRTUAL DE ATENDIMENTO do envio dos e-mails no período do ajuste (igualmente ao semestre passado). Se após esse prazo sua solicitação não for atendida é porque não houve vaga na disciplina solicitada. Lembrando que quem define o número de vagas é o respectivo Departamento juntamente com o professor; ao Colegiado só cabe fazer a solicitação e a matrícula se houver vaga. Todo o período de ajuste se encerra no final do dia 27/09/2024.
30/09/2024 Início das aulas Início do semestre 2024.2 que se finaliza em 14/02/2025.