O primeiro curso de Geografia da Bahia foi implantado em 1941, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UFBA, formando, ao mesmo tempo, Licenciados e Bacharéis em Geografia e História. Entretanto, o seu reconhecimento aconteceu através do Decreto no. 17.206, publicado no Diário Oficial da União (DOU), do dia 21/11/1944. Na década de 1950, os dois cursos tornaram-se independentes. Até 1959, a Geografia na Bahia restringiu-se exclusivamente ao ensino. Naquele ano, a criação do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais representou uma proposta acadêmica inovadora, principalmente em relação ao início dos estudos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores das linhas Urbano-Regional e Estudo do Quadro Natural, com destaque para a Geomorfologia.
A década de 60 pode ser considerada a época áurea da Geografia na Bahia. O Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais atraiu jovens geógrafos do país e do exterior, que se agregaram ao grupo dinâmico já existente. A motivação era constante: trabalhos de campo, levantamento de dados, análises estatísticas, leituras comentadas, seminários, cursos, reuniões científicas de apresentação de trabalhos e de avaliação, enfim, um ambiente de efervescência cultural e científica (Silva, 2001:16).
Com a reforma universitária de 1968, ocorreu uma renovação no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, com a agregação dos pesquisadores do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, época em que o Departamento instalou-se no Instituto de Geociências. Na década de 70 houve uma grande demanda de bacharéis em Geografia, motivada pela regulamentação da profissão de geógrafo (Lei 6.664/79) e pela criação de diversos órgãos do Estado, que admitiram geógrafos em seus quadros profissionais. Em 1980, foi oferecido o Curso de Especialização em Análise Espacial, por dois anos consecutivos, curso esse que serviu de embrião para a criação da Pós-Graduação em Geografia “stricto sensu”. Em 1994 teve início o Mestrado em Geografia, despertando o interesse de profissionais de Geografia e áreas afins de várias universidades e organismos do estado da Bahia, de outros estados e mesmo do exterior. Em outubro de 2011 o curso de Doutorado foi aprovado pela CAPES.
O curso de graduação noturno foi aprovado em 11/07/2006, através do parecer no. 375/06 da Câmara de Ensino de Graduação da UFBA e teve a sua primeira turma a partir do primeiro semestre do ano de 2007. Em 2007, atendendo as exigências do MEC, foi feita uma atualização e adequação do currículo de graduação, para renovação do reconhecimento do curso.
Atualmente, o corpo docente do Departamento de Geografia é formado por doutores que dispõem de uma larga experiência em ensino e pesquisa no campo da ciência geográfica. Na avaliação do MEC - ENADE 2014, os alunos do curso de Geografia da UFBA obtiveram um dos melhores desempenhos dentre todos os estudantes dos cursos de Geografia do país, com nota 4 no curso diurno e 5 no noturno. Na visita in loco da comissão de Avaliação de Renovação de Reconhecimento do MEC, os cursos diurno e noturno receberam a nota 4, o que reforça o compromisso e a qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente.
BREVE HISTÓRICO
Universidade Federal da Bahia / Instituto de Geociências/ Departamento de Geografia
Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina, Salvador (BA), CEP: 40.170-020, Fone (71) 3283-8564
Copyright © 2018 by Colegiado de Geografia