Universidade Federal da Bahia / Instituto de Geociências/ Departamento de Geografia
Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina, Salvador (BA), CEP: 40.170-020, Fone (71) 3283-8564
Copyright © 2018 by Colegiado de Geografia
PERFIL PROFISSIONAL DO(A) LICENCIADO(A) EM GEOGRAFIA

O(A) licenciado(a) em Geografia deve estar habilitado(a) a ministrar aulas que enfoquem o conhecimento geográfico  
nos ensinos Fundamental e Médio. O curso direciona-se à formação de professores que tenham um amplo domínio das  
grandes áreas da Geografia: o estudo da natureza, as relações sociedade x natureza e o estudo regional. Além disso, o  
professor de Geografia deve conhecer e utilizar as principais técnicas de natureza pedagógica e cartográfica.  
 
Competências e Habilidades:
Professores de Geografia, com formação pela UFBA, devem ser capaz de:

ü buscar um conhecimento sólido do saber geográfico e ter capacidade de ministrar o conhecimento geográfico de  
forma plena, tanto no ensino Fundamental como no Médio;
ü conhecer as técnicas pedagógicas que possam ajudá-lo a ministrar aulas sobre os diversos temas de interesse  
geográfico;
ü saber aplicar e dominar as técnicas adequadas ao processo ensino-aprendizagem, envolvendo, quando necessário,  
a elaboração de tarefas específicas, relacionadas ao conhecimento geográfico;
ü buscar referências teórico-conceituais relevantes sobre temas de natureza geográfica;
ü formar um pensamento crítico, estimulando o desenvolvimento da investigação teórica, técnico-científica e  
didático-pedagógica em Geografia;
ü produzir material didático-pedagógico da área de Geografia e áreas afins;
ü promover o entendimento da complexidade do fato geográfico e das relações de interdependência dos fenômenos  
da natureza e destes com os resultados da ação antrópica e social em si e com a totalidade;
ü conhecer a realidade local, regional, nacional e mundial;
ü estar comprometido com a dimensão social;
ü respeitar à diversidade, à ética, à solidariedade, à liberdade, à justiça e à democracia como valores intrínsecos a  
sua formação e exercício profissional.  
ü ter uma postura crítica sobre a política educacional do país, destacando o papel da Geografia na formação do  
cidadão.
A titulação a ser conferida ao(à) egresso(a), é através do diploma é de Licenciado(a) em Geografia.  


PERFIL PROFISSIONAL DO(A) BACHAREL EM GEOGRAFIA

O(A) bacharel em Geografia deve ser capaz de buscar referenciais teóricos relevantes do ponto de vista geográfico, com  
o objetivo de enquadrar eficientemente as questões a serem trabalhadas. Este profissional poderá atuar em institutos de  
pesquisa, federal e/ou estadual, consultorias ambientais, prefeituras, ONG’s e outras instituições que desenvolvam  
projetos relacionados às questões ambientais e/ou urbanoregionais. Deve ainda ter conhecimento e domínio de todas as  
áreas da Geografia, incluindo as técnicas cartográficas, de sensoriamento remoto e de geoprocessamento, que são de  
extrema importância para os estudos ambientais, assim como para o planejamento e a gestão territorial.

Competências e Habilidades:
Segundo a Lei Federal 6.664/1979, graduados(as) na área de Bacharelado em Geografia podem realizar:
I – reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e  
geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessárias:
a) na delimitação e caracterização de regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de  
planejamento e organização físico-espacial;
b) no equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do  
País;
c) na interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais;
d) no zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional;
e) na pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;
f) na caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos;
g) na política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de  
regiões de velho povoamento;
h) no estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinados ao planejamento da produção;
i) na estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação;
j) no estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;
l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;
m) no levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais;
n) na divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.
II – a organização de congressos, comissões, seminários, simpósios e outros tipos de reuniões, destinados ao estudo e à  
divulgação da Geografia.

A titulação a ser conferida ao(à) egresso(a), é através do diploma é de Bacharel em Geografia.

LEGISLAÇÕES DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS NA ÁREA DE LICENCIATURA E BACHARELADO